8/3/2021 - NOVO ITACOLOMI -

Novo Itacolomi: cidade do frango e da banana



Novo Itacolomi é uma cidade de pequeno porte localizada a 153 quilômetros de Campo Mourão. Quase a metade dos 2.827 habitantes reside na área rural. A avenida "28 de setembro", a principal da cidade é trecho da PR-170, Rodovia do Milho, que liga Apucarana e Borrazópolis.

A imagem acima é do portal para quem se desloca no sentido Borrazópolis. É conhecido como "Portal do Frango e da Banana", duas das principais atividades econômicas do município. O município tem quase 500 hectares de bananeiras. A produção de frangos supera de 1 milhão e meio de aves por ano. A produção é destinada aos frigoríficos da região.




O outro "portal", também na PR-170, é voltado para quem viaja em direção à Apucarana. Em Novo Itacolomi, o índice de escolaridade das crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Dois por cento da cidade tem rede de esgoto. Em PIB per capita o município ocupa a posição 289 entre os 399 do Paraná. Na estimativa de 2020 realizada pelo IBGE, o município é um dos poucos do mesmo porte que não perdeu população nos ultimos 10 anos. Tinha 2.827 moradores em 2010 e atualmente está com 2.840.




Perto do portal que mencionamos no tópico anterior, tem um morro ao lado da pista com a imagem do Cristo e que pode ser observado em quase toda a cidade. Quem quiser chegar perto do monumento precisa subir a pé utilizando carreadores formados pelos próprios visitantes. Bem mais fácil é chegar ao Lago Municipal com pista de caminhada e que abriga a gruta de Madre Paulina. Outros locais citados pelos moradores são: o Bar e Lanchonete "Espaço A3" e o "Guigas Restaurante" que serve comida caseira.




Por ser uma cidade pequena, quase todas as atividades comerciais, industriais e instituições públicas está concentrada na Avenida "28 de Setembro". Quem está de viagem passa em frente a prefeitura e da Igreja Matriz. Na área urbana Novo Itacolomi tem cerca de 780 imóveis residenciais. São 83 empresas comerciais e de prestação de serviços. Possui um banco privado e não conta com emissora de rádio.




Novo Itacolomi tem entre 30 e 40 indústrias. Destaques para a fábricas de doces e de bonés. Uma delas produz balas de banana incluindo amendoim e canela. Em 2020 passou a contar com unidade da Cocari. O PIB per capita do município é praticamente o mesmo de Apucarana, cidade sede da região. Na produção de bananas figura na quarta colocação no Paraná, atrás de Guaratuba, Andirá e São José dos Pinhais. A produção é vendida para indústrias de doces na propria cidade e outras fábricas no Paraná.




Quem nasce ou mora em Novo Itacolomi é denominado de "itacolomiense". O aniversário é comemorado em 28 de setembro. A Prefeitura promove festa de vários dias incluindo shows e competição de Motocross.

Outro grande grande evento é a tradicional Festa do Frango e da Banana realizada em junho no Centro de Eventos. A cidade também faz festa para comemorar o Dia das Crianças.




Além do frango e da banana, outro orgulho dos moradores de Novo Itacolomi é o futebol. No Estádio "Adelino de Mello Franco" surgiram equipes de futebol que conquistaram várias competições, incluindo o título invicto da Fase Regional dos Jogos da Juventude. No mesmo local é realizado o tradicional Torneio do Trabalhador para comemorar o 1º de Maio.




O núcleo urbano de Novo Itacolomi começou a se formar nos anos 50 pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa responsável pela fundação de 63 cidades. O objetivo da companhia era criar de forma planejada quatro cidades para se tornarem metrópoles: Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama.

As demais localidades tinham por objetivo servir de apoio a grande quantidade de moradores da área rural que atuavam na cultura do café. Ou seja: ganhavam uma escola, um escritório da empresa e uma pequena rodoviária. Algumas como Arapongas e Apucarana escaparam do objetivo e cresceram com as próprias pernas. Não tiveram a mesma atenção e o planejamento que foram dedicados por exemplo a Cianorte e Umuarama.

Nesse projeto a Companhia fundou a Vila Itacolomy e com a famosa propaganda da "Terra Roxa" atraiu mineiros e paulistas. A grande geada negra de 1975, acabou com muitos planos. A maior parte das cidades perdeu população e o sonho do café acabou.

Em 1961 foi criado o distrito de Itacolomy, pertencente a Cambira. Em 1992 elegeu o primeiro prefeito e passou a ser chamar Novo Itacolomi. A Paróquia Nossa Senhora Glória foi instalada em 1968.

[ voltar ]