19/2/2021 - FLORESTÓPOLIS -

Florestópolis: cidade onde surgiu a Pastoral da Criança



A cidade de Florestópolis integra a região de Londrina e está localizada a 198 quilômetros de Campo Mourão. Florestópolis é conhecida como "Berço da Pastoral da Criança". Tem oficialmente o título, porque em 1983, a médica sanitarista Zilda Arns, fundou na localidade a Primeira Pastoral da Criança. Naquele ano, Florestópolis registrava 127 mortes para cada 1.000 nascidos, o maior índice de mortalidade infantil do Paraná. Já em 1984, o índice havia caido para 23 por 1.000. A notícia se espalhou e entidades do mesmo gênero foram criadas pelo Brasil e outros países.

ZILDA ARNS nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina em 1934 e faleceu aos 75 anos, em 2010 durante um terremoto no Haiti, onde participava de uma missão humanitária. Formou-se em pediatria na Universidade Federal do Paraná e morava em Curitiba. Entre os irmãos está Dom Paulo Evaristo Arns, quinto arcebispo de São Paulo, tendo recebido o título de cardeal.




Pelo Censo realizado em 2010, Florestópolis estava com 11 mil 222 habitantes, porém na estimativa feita em 2020, a população caiu para 10 mil 453 moradores. Cerca de 10 por cento dos habitantes moram na área rural. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 97 por cento. EM PIB per Capita, ocupa a posição 286 entre os 399 municípios do Paraná. Setenta e cinco por cento da cidade tem rede de esgoto.




A área urbana de Florestópolis tem cerca de 4.400 imóveis residenciais. Ao todo estão na cidade 400 empresas comerciais e de prestação de serviços. O município conta com 30 indústrias. A maior empresa é a Usina de Açúcar e Álcool "Alto Alegre", inaugurada em 2010. Os produtos como o açúcar cristal têm o mesmo nome. A empresa também possui unidades em Colorado e Santo Inácio e a sede é em Presidente Prudente no Estado de São Paulo.




A principal avenida de Florestópolis é a "14 de Dezembro". Nessa via, metade do trecho é de pista dupla e a outra meta de pista simples. A cidade tem trechos em que as ruas são de mão única. Florestópolis não possui agências da Caixa ou do Banco do Brasil. Tem uma agência pelo sistema cooperativo. Conta com uma emissora de rádio em FM.




Embora o IBGE em sua estimativa, de 2020, informe que a população do município caiu em relação a 2010 (o mais recente Censo de casa em casa), percebemos que existem novos loteamentos e dezenas de residências construídas recentemente ou em construção. Uma curiosidade é que até fevereiro de 2021 (quando concluímos este especial), Florestópolis não tinha Associação Comercial e Industrial como a maioria dos municípios do mesmo porte. Várias empresas da cidade são filiadas as associações de Jaguapitã e Porecatu.




Em Florestópolis, a principal praça é a da prefeitura (foto acima) e não a da Igreja Matriz, até porque está na região mais movimentada da cidade. O aniversário do município é comemorado em 14 de novembro. A principal atração é o grande desfile que inclui a Banda Marcial de Florestópolis. Os festejos também contam com Feira do Produtor Rural, praça de alimentação, parque de diversões e shows gratuítos. Tudo na praça.




A Prefeitura e a Câmara dos Vereadores estão no mesmo prédio. Até 1951, Florestópolis foi distrito de Porecatu. A localidade começou a surgir nos anos 40 com os pioneiros que vieram em busca de "terra barata" para plantar café e cana de açúcar. Logo surgiu o patrimônio denominado São João, nome dado em homenagem ao proprietário da imensa gleba, que ele mesmo dividiu e vendeu. O nome vem de "cidade da floresta".




Assim que chegamos à Igreja Matriz, ficamos pensativos, se o local estava correto. É que, pouco antes perguntamos a alguns moradores onde ficava a principal igreja. Disseram que era a Paróquia São João Batista e forneceram o endereço, mas a imagem ao lado é de Nossa Senhora Aparecida. Entramos na igreja, conversamos com um fiel e ele disse que era assim mesmo, pois na cidade tem a capela de Nossa Senhora.




A Paróquia São João Batista de Florestópolis pertence a Arquidiocese de Londrina e integra o decanato de Porecatu, cuja padroeira é Nossa Senhora Aparecida. Um fato que a população não esquece é o desaparecimento em 2003 de uma menina de 8 anos. Luana e o irmão de 10 anos foram sequestrados no meio da rua por um caminhoneiro. O menino foi liberado em um matagal. Em 2019, uma jovem chamada Luana, 24 anos, esteve na cidade a procura dos familiares, dizendo que passou a infância no Rio de Janeiro, acreditando que o pai que faleceu não era o pai biológico. Passou a investigar pela internet e acreditava ser a criança sequestrada. Após alguns meses de expectativa, exame de DNA comprovou que não era a menina desaparecida.




A igreja matriz de Florestópolis é rica em detalhes e é considerada como uma das mais bonitas por dentro e por fora. O padroeiro São João Batista é comemorado com festa que geralmente tem 3 dias e inclui shows, barracas típicas, almoço especial e bingo.


[ voltar ]