8/1/2021 - BELA VISTA DO PARAÍSO -

Bela Vista do Paraíso: surgiu da união de Bela Vista e de Paraíso



Bela Vista do Paraíso é uma cidade localizada a 220 quilômetros de Campo Mourão e a 41 quilômetros de Londrina. Pelo Censo realizado em 2010 estava com 15 mil e 99 habitantes e na estimativa feita em 2020 subiu para 15.399. Mais de 90 por cento dos moradores estão na área urbana.




Bela Vista do Paraíso ainda preserva a primeira capela construída em 1936. A capela foi erguida na época em que o local se chamava Fazenda Paraíso onde mais tarde surgiria a cidade. Há cerca de 15 anos, o imóvel onde ela estava foi vendido e o novo proprietário pretendia desmanchar. Os fiéis se reuniram e desmontaram a capela peça por peça, fizeram a restauração e reconstruiram perto da atual igreja matriz no centro da cidade.




Outro espaço antigo que estava praticamente abandonado e que foi restaurado recentemente é do Teatro Municipal Geraldo Oliveira, um dos mais antigos do Paraná, inaugurado em 1962, e que tinha o formado do avião "14 Bis" do Santos Dumont. Nesse caso a restauração foi em parceria com o Sesc, que ao instalar uma unidade na cidade, aproveitou o espaço do teatro. O formato do "14 Bis" foi mantido e além do teatro para 230 pessoas o Sesc implantou vários espaços para exposições, aulas de dança e cursos.




Um dos setores mais movimentados em Bela Vista do Paraíso é o da cultura com várias atrações ao longo do ano. Tem oficinas de teatro, concurso de declamação de poesias, concurso de fotografia, festivais de ballet, teatro, dança, causos, mostra literária, concurso de miss, exposição de quadros e esculturas de artistas locais e festival de viola.




Quem nasce em Bela Vista do Paraíso é denominado de "Bela-Vistense". A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 97,3 por cento. EM PIB per capita ocupa a posição 285 entre os 399 municípios do Paraná. Quarenta por cento da cidade tem rede de esgoto. A Avenida Independência é a principal da cidade. É um prolongamento da rodovia que liga as cidades de Alvorada do Sul e Londrina. O trecho que corta a cidade tem 2 quilômetros. Também nessa avenida, em uma das laterais, no trecho menos movimentado (foto acima), desemboca a rodovia para a cidade de Primeiro de Maio.




O aniversário de Bela Vista do Paraíso é comemorado no dia 16 de outubro com atividades esportivas, recreativas, culturais e religiosas. O município promove a Expobela, torneio de futsal, desfile e shows de graça na área central. Outro evento é a Festa da Soja realizada no Barracão da Igreja.




Na área urbana, Bela Vista do Paraíso tem 5.900 imóveis residenciais. O município possui cerca de 520 empresas comerciais e de prestação de serviços e 70 indústrias. A cidade tem Banco do Brasil e mais duas agências privadas. Em 2020 ganhou um moderno prédio para abrigar o Fórum. Na campanha de Natal o comércio sorteia vales-compra. Em 2020 foram 20 prêmios de 1.000 reais. Tem uma emissora de rádio




Na agricultura o destaque em Bela Vista do Paraíso é para a cultura da soja com área de 17 mil hectares. Milho ocupa espaço de 13.500 ha e o trigo 2.700 ha. O rebanho bovino é de 5 mil cabeças. Destaque para a produção de frangos. O município conta com uma unidade da Cocamar.




Bela Vista do Paraíso já participou do Campeonato Paranaense de Futebol. Foi em 1964. A portaria do Estádio Brasílio de Araújo continua igual. A cidade tem um time que participa de competições regionais e também equipes menores que utilizam o estádio.




Em Bela Vista do Paraíso não é "Câmara Municipal", nem "Câmara dos Vereadores" e muito menos "Poder Legislativo". Lá a fachada deixa claro: "Parlamento Municipal".




Entre 1920 e 1930 as terras onde se encontra a cidade de Bela Vista do Paraíso integravam a Fazenda Ribeirão Vermelho e faziam parte do município de Sertanópolis. No começo dos anos 30, a empresa colonizadora dona da área, decidiu dividir em glebas para atrair compradores com interesse no plantio de café. O local foi chamado de "Bela Vista". Uma outra fazenda pertencente a Brasílio de Araújo tinha o nome de "Paraíso".




Com o desenvolvimento da localidade, Brasílio de Araújo começou um trabalho para a emancipação, o que acabou acontecendo em 10 de outubro de 1947. Bela Vista foi elevada à categoria de município e recebeu o nome de "Bela Vista do Paraíso", sendo o "Paraíso", uma homenagem a fazenda do cafeicultor Brasílio de Araújo, onde inclusive foi edificada a primeira capela. Porém, só em dezembro de 1953 é que o município foi desmembrado de Sertanópolis.

[ voltar ]