14/2/2021 - JURANDA -

Juranda: "A cidade do Milagre"



A cidade de Juranda está localizada a 71 quilômetros de Campo Mourão, às margens da BR-369 (CM-Cascavel). Em 2017, ganhou o título de "Cidade do Milagre". O título faz referência a canonização dos Pastorinhos de Fátima: Francisco e Jacinta Marto. Os Pastorinhos se tornaram Santos, após análise do Vaticano sobre um milagre ocorrido com o menino Lucas, de 6 anos residente em Juranda. Em 2013, ele brincava na casa da avó e caiu de uma janela. Teve perda de massa encefálica e ficou em coma na UTI. Os médicos informaram que caso se recuperasse o menino viveria em estado vegetativo...




..Os pais devotos de Nossa Senhora Aparecida solicitaram às Irmãs Carmelitas, de Campo Mourão, para que fizessem uma oração no Hospital Santa Casa de Campo Mourão. Na oração, as Irmãs, pediram a intercessão de Nossa Senhora de Fátima e dos Pastorinhos. Três dias depois de passar por cirugia, Lucas recebeu alta e não teve nenhuma sequela. Até para os médicos foi uma cura rápida e sem explicação. O caso foi investigado pelo Vaticano, que também considerou uma cura sem explicação. Em Campo Mourão foi instalado um "Tribunal Eclesial" para analisar o milagre. O relatório teve mais de 1.500 páginas. No dia 13 de maio de 2017, durante as celebrações do centenário das aparições, Francisco e Jacinta Marto foram canonizados pelo Papa Francisco no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com a presença do menino e dos pais.




Juranda é uma cidade com ruas e avenidas largas em linha reta com quadras em formato de retângulo, o que facilita para dirigir. Bem ao contrário da vizinha Boa Esperança, onde as quadras e vias públicas são de diversos formatos gerando vários tipos de cruzamentos, o que requer mais atenção dos motoristas. Até 1982, Juranda era distrito de Mamborê. O nome da cidade surgiu com o pioneiro João Maffei Rosa, que era espírita. Ele realizava a derrubada da mata e viu a imagem da índia Juranda (cabocla). O rio que passa pela localidade também ganhou o mesmo nome.




Pelo censo de 2010, Juranda tinha 7.641 habitantes. A estimativa feita pelo IBGE em 2020, reduziu a população para 7.292 moradores. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 98.2 por cento. Apenas 5 por cento da cidade conta com rede coletora de esgoto.




A maior parte das ruas e avenidas de Juranda tem nomes indígenas. Porém, as duas principais não. Uma é a "Brasil" e a outra é a "Paraná". A Paraná é a que dá acesso a Goioerê (40 km) e a "Brasil" é a principal. Tem agência do Banco do Brasil. Conta com emissora FM (Navita FM). Na praça, em frente a igreja é possível saborear um espetinho "gourmet".




Em Juranda, a prefeitura e a câmara dos vereadores estão no mesmo prédio. O aniversário é comemorado no dia 16 de dezembro. Geralmente tem show na Praça da Igreja Matriz. Os festejos são realizados de forma paralela com a festa de Natal. Em julho acontece a Expojur. A festa de vários dias apresenta shows nacionais, rodeio, parque de diversões e praça de alimentação. Os shows com artistas de renome nacional geralmente não têm a cobrança de ingresso. Em maio é servido o prato típico "Leitoa Entrincheirada".




Além da praça central denominada de "Irani Roque Martins", Juranda tem a Praça dos Pioneiros (foto acima). A praça é uma rotatória com 100 metros de diâmetro, e está fora do centro, a cerca de 700 metros da Igreja Matriz. Juranda não tem agência da Caixa Econômica Federal, mas vários do serviços são prestados pela Lotérica "Pé Quente".




Juranda possui 2.600 imóveis residenciais. São 283 empresas comerciais e de prestação de serviços e 7 indústrias. Na área rural, sentido Ubiratã, tem o Viveiro de Suculentas. Suculentas são plantas parecidas com cactos. Por reterem bastante líquido, é uma planta para quem não tem muito tempo de cuidar e podem ficar dias expostas ao sol




As manifestações culturais em Juranda contam com espaço próprio. Trata-se do Centro Cultural Dr. Maria do Rosário Cardoso Martins. São ministradas aulas de dança, pinturas, música. Possui auditório para apresentações musicais, palestras e aulas. O local também recebe exposições de fotografias e peças teatrais.




Uma ciclovia que também serve de pista de caminhada liga a área urbana de Juranda com a Vila Rural "Alto Alegre". A ciclovia tem 1 quilômetro e 300 metros de extensão. É um prolongamento da Avenida Paraná, uma das principais da cidade. A Vila Rural também pode ser acessada pela BR-369, saída para Ubiratã.




O Ginásio de Esportes "16 de Dezembro" é o palco dos maiores eventos esportivos da cidade. Recentemente ao lado foi construída a chamada "arena multiuso" e quadra de areia. Juranda recebe competições regionais e estaduais, como por exemplo etapas da Copa Amizade de Volei e fases dos regionais escolares.




O Centro de Eventos de Juranda é o local dos principais shows. Grandes empresas utilizam o espaço para eventos de confraternização, palestras e treinamentos. Em 2019, o local recebeu show da cantora Paula Fernandes. Já o Sicredi utiliza para suas assembleias.




A rodoviária de Juranda está localizada ao lado da Igreja Matriz. Em PIB per capita, Juranda ocupa a posição 44 entre os 399 municípios do Paraná. A maior riqueza vem da agricultura com o plantio de 30 mil hectares de soja e 25 mil ha de milho. O rebanho bovino é de apenas 3 mil cabeças.




Juranda é uma cidade que surgiu com a participação de muitos pioneiros ucranianos. Tudo começou com a Colonizadora Szaferman Ltda, proprietária de uma grande área de terras na região. No final dos anos 40, o área foi loteada e vendida. Até 1955, foi distrito de Campo Mourão. Mais tarde passou a integrar o recém criado município de Mamborê. A emancipação veio em 1981 e a primeira eleição em 1982.




Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, pertence a diocese de Campo Mourão.


[ voltar ]