2/3/2021 - CRUZMALTINA -

Cruzmaltina: também foi chamada de "Pau Lascado"



A cidade de Cruzmaltina está localizada a 150 quilômetros de Campo Mourão. O município tem 3.162 habitantes, ocupando a posição 369 entre os 399 do Paraná. Em economia figura na colocação 123. Quarenta por cento da cidade tem rede de esgoto. O trevo de entrada da cidade faz referência ao peão de boiadeiro.




A principal avenida da cidade é denominada de Padre Gualter Negão. Até o dia 1 de janeiro de 1997, Cruzmaltina pertenceu a Faxinal. O aniversário do município é comemorado no dia 13 de dezembro. A maior área com agricultura é com a soja. Essa cultura ocupa cerca de 10 mil hectares. Destaque também para a avicultura e pecuária.




Cruzmaltina tem cerca de 720 residências na área urbana. As empresas comerciais somam 40. O município tem 3 pequenas indústrias. Não tem agências da Caixa ou Banco do Brasil, mas conta com atendimento do Bradesco.




No início Cruzmaltina era conhecida pelo nome indígena "Mamoré". Depois por "Pau Lascado", porque as casas eram feitas de madeira lascada. O terceiro, Jardim Flórida. O nome Cruzmaltina foi para homenagear padres oriundos da Ilha de Malta que que trabalharam no município. A comunidade foi elevada à distrito em outubro de 1979.




O futebol é uma das diversões dos moradores de Cruzmaltina. A cidade tem uma equipe na Série Bronze do Paranaense de Futsal. O município também sedia competições de motocross.




Em Cruzmaltina foi construído o primeiro templo da Igreja Assembleia de Deus no Paraná. Está localizado na comunidade rural denominada de João Vieira. Na época a localidade era conhecida como São Sebastião e pertencia ao município de Faxinal. A inauguração aconteceu no dia 15 de setembro de 1929. Os pioneiros foram até São Paulo para conhecer a igreja e retornaram com a missão de iniciar o movimento pentecostal. No início a igreja era de madeira e anos mais tarde foi reformada em alvenaria.

Um pioneiro da comunidade, neto de João Vieira, que dá nome ao local, disse que os moradores ficaram tristes pelo fato da comemoração dos 90 anos da instalação da Assembleia de Deus, no Paraná, em 2019, ter acontecido em Faxinal e não na pequena igreja. O morador não quis ser fotografado e nem que o seu nome fosse incluído nesse especial de Cruzmaltina.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Diocese de Apucarana e foi criada e instalada em 1969. O Brasão do município tem a imagem de Aparecida em destaque.

O grande evento em Cruzmaltina é a Festa do Peão realizada em vários dias e com shows nacionais.




[ voltar ]