27/12/2020 - CAFEARA -

Cafeara: novidade bancária e notícias por alto falantes



A cidade de Cafeara está localizada a 178 quilômetros de Campo Mourão, próximo a divisa com o Estado de São Paulo. Integra a região de Londrina. Pelo Censo do IBGE, realizado em 2010, estava com 2.695 moradores e ampliou para 2.954 pela estimativa feita em 2020.




Na área urbana de Cafeara a população gira em torno dos dois mil habitantes. A cidade tem apenas 20 ruas e avenidas (praticamente a mesma quantidade do Jardim Araucária em Campo Mourão). Quem nasce no município é denominado de "caferaense".




A taxa de escolarização em Cafeara é de 99,5 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 293 entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 2 por cento da cidade conta com rede coletora de esgoto.

Cafeara já teve as agências do Bradesco e Banco do Brasil. Hoje conta apenas com uma unidade do Sicredi. A curiosidade é que lá o Sicredi abriu uma agencia que não tem caixa eletrônico para a retirada de dinheiro. A justificativa foi evitar ataques de assaltantes. Assim, praticamente todos os estabelecimentos da cidade passaram a receber os cartões de crédito da instituição.




O aniversário de Cafeara é comemorado no dia 19 de novembro. As festividades, em vários dias, são recheadas de shows, alguns nacionais com entrada frança. As atrações, gratuitas, acontecem em quadras esportivas e no Ginásio de Esportes. Também é realizada a tradicional Cavalgada e missa solene.

Em Cafeara não tem emissora de rádio, mas possui um sistema de alto falantes que informa as noticias e novidades da cidade.




Cafeara tem time de futsal que participa e conquista boas colocações em campeonatos regionais. Area urbana possui cerca de 900 imóveis residenciais. Oito indutrias e 64 empresas comerciais e de prestação de serviços. A Cana de açúcar ocupa 5.420 ha. Soja 3.000 ha e milho 2.200. Destaque para a produção de frangos. O rebanho bovino é de 11.400 cabeças.




Cafeara começou a surgir nos anos 40 no chamado ciclo do café. O loteamento que deu inicío ao município foi do engenheiro civil e empreendedor Manoel Firmino de Almeida. O primeiro nome foi "Colônia Zacarias de Goes" (primeiro presidente da Província do Paraná), mais tarde passou a se chamar Vila Guairacá. Em 1949, foi denominado de Vila Cafeara. Em 1951 virou distrito de Lupionópolis e em 54 foi elevada à condição de município.




A Paróquia Santa Luzia pertence a Diocese de Apucarana. Em 1945, foi construída a primeira capela. Transformou-se em paróquia em 1957. Em 1964 começou a construção da atual igreja, em alvenaria. Antes de Apucarana pertenceu as dioceses de Jacarezinho e Londrina.


[ voltar ]