28/11/2020 - CENTENÁRIO DO SUL -
Centenário do Sul: tem a vila Fidel Castro e campeão mundial
Centenário do Sul, é um município localizado a 181 quilômetros de Campo Mourão, na divisa com o Estado de São Paulo. Integra a região de Londrina. Pelo Censo de 2010 estava com 11.190 moradores dos quais 1.956 na área rural. Em 2020 a estimativa ficou em 10.764. A taxa de escolarização é de 97,9 por cento. A rede coletora de esgoto atinge 35 por cento dos imóveis. O nome Centenário do Sul, foi ideia do Engenheiro Casimiro Leão, para indicar que o local era perto do Ribeirão Centenário na parte Sul da Gleba.
No final dos anos 40, o município foi envolvido na chamada "Guerra do Porecatu". Trata-se de um confronto envolvendo posseiros, grileiros e os grandes fazendeiros. Os posseiros sem títulos das terras foram perdendo espaço para os fazendeiros. O resultado foi o conflito que envolveu outros municípios da região. A questão foi encerrada com a participação da Polícia Militar e a prisão de vários posseiros. Líderes do movimento fugiram.
O perímetro urbano de Centenário do Sul possui cerca de 4 mil imóveis residenciais. A cidade tem em torno de 300 empresas comerciais e 50 indústrias. Conta com agências da Caixa Economica Federal e Banco do Brasil. Possui uma emissora de rádio.
O ponto de encontro dos moradores é a Praça Padre Aurélio Basso, localizada entre a prefeitura e a igreja matriz. É uma praça simples, sem chafariz ou monumentos, mas é bem conservada e arborizada. No período natalino recebe uma decoração especial. O local tem sinal de internet fornecido de graça.
Centenário do Sul não tem parque de exposições. Os festejos e eventos do aniversário (14 de dezembro) são realizados na praça principal, estádio ou no Ginásio de Esportes. A festa é realizada junto com as comemorações de Natal, incluindo a chegada do Papai Noel e passeios de trenzinho. Na virada do ano, também na praça, acontece a queima de fotos com shows.
Centenário do Sul começou a ser formada nos anos 40, por causa das terras férteis, e em 1.947, virou distrito de Jaguapitã. Ganhou a emancipação em 1951 e um ano depois em dezembro de 1952 tomava posse o primeiro prefeito. Soja é o destaque na agricultura com 13 mil 400 hectares. O milho ocupa 11.020 ha. A cana é cultivada em 7 mil e 82 ha. Outros 240 ha são destinados ao feijão e 250 ha para a plantação de mandioca. O rebanho bovino e estimado em 12.938 cabeças.
Nos anos 60, Centenário do Sul chegou a ter dois cinemas: o "Centenário" e "Graciema". No distrito de Vila Progresso está localizada a Reserva Florestal de Ibicatu. O local é o escolhido por várias pessoas para o fim de semana. Além disso tem uma área de lazer "Condomínio da Pedra Preta", às margens do rio Paranapanema. São 30 lotes particulares, mas um deles é para turistas com quiosques.
O templo da Paróquia Nossa Senhora das Graças foi construído nos anos 60. Outras curiosidades de Centenário do Sul, é que no município tem um assentamento de Sem Terra denominado "Fidel Castro". Em 1976 o time da cidade ganhou a segunda divisão do Campeonato Paranaense e participou das primeira divisão em 1977 e 1978. Quem autou nesse time foi o zagueiro Marinho. Ele jogou pelo Londrina e conquistou o campeonato mundial pelo Flamengo em 1981.
[ voltar ]
|