16/6/2020 - PONTAL DO PARANÁ -

Pontal do Paraná: o mais novo município do litoral



Pontal do Paraná, cidade do litoral, com 26 mil 636 habitantes. Está localizada a 553 quilômetros de Campo Mourão.



Os salários pagos em Pontal estão entre os 10 melhores do estado. A taxa de escolarização de crianças entre 7 e 14 anos é de 97 por cento. O índice de mortalidade infantil é de 5 a cada 1.000. Um dos mais baixos do Paraná. Cerca de 70 por cento da cidade tem rede de esgoto. É bem arborizada.



Há muito tempo, a localidade era chamada de Pontal do Sul. A origem do nome é porque a localização da cidade fica em uma ponta feita de terra e areia que vai em direção às águas marítimas. O termo "Paraná" é o nome do município.



O município é praticamente novo. Distrito de Paranaguá, desde 1988, a luta pela emancipação começou bem antes, em 1983. Foi elevado à município em 1995. Por várias vezes, Paranaguá tentou evitar oa processo de emancipação.




Os principais balneários do município são Pontal do Sul, Ipanema, Grajaú, Santa Terezinha, Atami e Shangri-lá e Praia de Leste. A economia do muncípio vem do turismo. Na chamada baixa temporada, a acontecem várias festas como da Tainha, do Camarão e Camacho (festa do camarão e do chope).




Pontal do Paraná, tem 22 dos 100 quilômetros de praias do Estado. E todas com qualidade de balneabilidade. A Ilha do Mel é como se fosse de Pontal (foto acima).




A Ilha do Mel continua pertencendo a Paranaguá. São as melhores praias do Estado. A ilha é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No local os pontos turísticos são: a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas.




A Ilha do Mel é rigorosa. É proibido veículos com motor ou tração animal. Na maior parte não é permitida nem a presença de visitantes. As edificações como pousadas, bares e restaurantes são de madeira. Quem tiver bagagem, paga para ser levada por um carrinho de mão puxado por um funcionário do local.






Existem também os barcos mais rápidos (foto acima), geralmente são oferecidos por empresas que administram o estacionamento. E, claro tem ainda opções mais rápidas e mais caras, chamadas de "táxi náutico".



Ao sair de Pontal com destino à Ilha do Mel, ou chegar de lá, tem congestionamento de barcos. É preciso muita perícia do "motorista" principalmente para "estacionar".




Pontal do Paraná conta com campus da Universidade Federal do Paraná dedicado à ciências marinhas. Também no município existe uma unidade offshore da companhia italiana Techint Engenharia e Construção S/A (foto acima), que fabrica plataformas de exploração de petróleo e emprega milhares de pessoas. A empresa passou por momento difíceis com calotes de Eike Batista, que encomendou plataformas e não pagou. O prejuízo foi amenizado com contratos da Petrobras para o pré-sal.



Para dar uma ideia da dimensão da empresa, todo esse espaço da foto acima, de quase 1 quilômetro, é destinado a estacionamento de funcionários da Techint. Os veículos precisam ser estacionados de ré, utilizando os dois lados. Estivemos lá no feriado de carnaval (2019).



[ voltar ]