16/6/2020 - TERRA RICA E 3 MORRINHOS -

Terra Rica: José Rico não nasceu lá, mas...



Muita gente acha que José Rico, da dupla com Milionário, nasceu em Terra Rica. Na verdade José Alves dos Santos, nasceu em São José do Belmonte, no Pernambuco em junho de 1946.

Ocorre que ele foi criado em Terra Rica, desde os dois anos de idade, e acabou registrando em cartório, o nome José "Rico" Alves dos Santos, em alusão à cidade onde viveu. O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância.

Em 1970, Romeu (Milionário) e José foram em busca de sucesso em São Paulo e se encontraram. Ficaram hospedados no "Hotel dos Artistas". José Rico deu seu nome a Romeu, que respondeu: "se você é o José Rico, pode me chamar de Milionário". A partir daquele momento, surgiu a dupla.



FOTOS: O Centro de Eventos de Terra Rica homenageia o músico, que faleceu de infarto, aos 68 anos, em março de 2015




Embora a cidade seja totalmente plana, Terra Rica é o município onde está localizado o famoso "Três Morrinhos", ponto de encontro daqueles que praticam os vôos de asa delta ou querem curtir a natureza.

Terra Rica está localizada a 212 quilômetros de Campo Mourão e 62 de Paranavaí. Faz divisa com São Paulo. Tem 15 mil 212 moradores. Foi instalado em 1955.




Paróquia Santo Antônio de Terra Rica, pertence a diocese de Paranavaí.

O que mais se planta por lá é a cana de açucar. São 10.118 hectares contra 360 de soja e 600 de milho. Destaque também para o rebanho bovino e a mandioca.

Tem 4 mil 379 residências na área urbana e 1.136 na área rural. Cerca de 40 por cento da cidade conta com rede de esgoto.

O setor industrial emprega 1.766 pessoas e o comércio com 141 lojas representa 493 empregos, enquanto a prestação de serviços 1.060 vagas.

Em termos de Paraná, não é considerado um município rico, figurando na posição 313 dentre os 399.

Muita gente que visita Terra Rica vai até a Praia Municipal, também conhecida como Prainha do Garimpo, às margens do Rio Paranapanema. São dois quilômetros e meio de rio com área de camping, quiosques, banheiros e lanchonete. Local onde as pessoas passeiam de jet ski e barco e pescam. Fica a 18 quilômetros da cidade.


Três morrinhos: mistério tem explicação!



A 209 quilômetros de Campo Mourão (3h30 de viagem), e a 54 quilômetros de Paranavaí, está localizado o Parque Municipal dos Três Morrinhos. São 25 mil metros quadrados de área de preservação. O morro mais alto tem 250 metros.




Chegando ao local, fiz amizade com "Claudinho Asa". Ele é professor de vôo em Asa Delta e responsável pela administração do Parque, através de concessão da prefeitura de Terra Rica. Ele contou que o local é um dos três melhores do Brasil para a prática de asa delta e paraglaider.




Você pode chegar ao topo de um dos morros através de carro. Mas lembre-se, você vai subir quase 300 metros em espiral, com a ribanceira do seu lado. São 1.380 metros de subida. E torça para que outro carro não esteja descendo, pois para caber dois, é preciso ir no limite do espaço. Não tem beirais no entorno do topo, tome cuidado! Quem ficar com medo, ou perceber que o veículo não é preparado, poderá estacionar em uma área no meio do caminho e seguir à pé. Dessa parte em diante a subida é realmente "bacana". Para descer dá mais medo ainda. Se puder, vá de a pé. Durante o trajeto até o cume é possível de vez em quando aparece um tatu, macaco prego. Não se assuste.




E lá de cima, você pergunta: "como pode em uma vastidão de terra plana, surgirem três morros dessa altura"?? Lembram três pirâmides. Não tem mistério. A explicação é geográfica. Com o passar dos séculos, os três morrinhos por serem sustentados por arenitos silicificados, não sofreram desgaste ou erosão provocada pelo vento, como os arenitos normais presentes naquela região.




Claro, aproveitaram o local para a instalação de torres de celular e televisão. O pessoal que vai lá praticar asa delta e paraglaider não gostou. Terra Rica é conhecida como a Capital do voo livre paranaense. Vem gente de todo o Brasil.




Fiquei alí na beira do morro observando. Dá para ver cidades do Paraná; grande parte do Rio Paranapanema, que divide Paraná e São Paulo. Os bois e vacas parecem que estão grudados em um tapete verde.




Vista da estrada de acesso aos morros




Acima, a visão de quem vai saltar de asa delta. E,a titulo de curiosidade, o professor Claudinho Asa, informou que o curso completo de "delta" é 5 mil reais (FEVEREIRO 2019).




[ voltar ]