16/6/2020 - PARAÍSO DO NORTE -

Paraíso do Norte: tem até restaurante no bosque



A 131 quilômetros de Campo Mourão, na região de Paranavaí, Paraíso do Norte é um município com 13 mil 631 moradores. Tem um dos menores índices de mortalidade infantil do Paraná, com 5 óbitos por 1.000 nascidos vivos. O nome foi dado pelo fundador do município que considerva o local como um verdadeiro paraíso.




Antes da geada de 1975 que acabou com os cafezais do Paraná, Paraíso do Norte tinha cerca de 20 mil habitantes. Em 1979, foi criada a Cooperativa Agrícola Regional de Produtos de Cana (Coopcana), o que resultou no aumento de IDH e PIB do município.




O Lago Leste é o ponto de encontro da população. Com um detalhe: é permitida a pescaria, mas tivemos a informação que pouca gente vai lá porque não dá muito peixe não. O local é bonito com área de estacionamento, pista para caminhada e quiosques para um churrasco. Não tem lanchonete. Como aconteceu em Campo Mourão, assim que o parque foi inaugurado, a área ao redor foi ocupada por loteamentos e residências.




Paraíso do Norte também tem um bosque na área central com restaurante. (foto acima).

O prato típico é Leitoa Desossada à Pururuca. A festa acontece em setembro.

Lá também tem o "Paraíso do Rock", um festival independente.

Tem Banco do Brasil, Bradesco, casa lotérica, faculdade particular local (FAPAN), rádio (Morena FM), hospital, bons hotéis. É sede de comarca.




Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pertence a diocese de Paranavaí.




[ voltar ]