12/6/2021 - DOUTOR CAMARGO -
Doutor Camargo: outra cidade que surgiu com o café
Doutor Camargo é uma cidade localizada a 92 quilômetros de Campo Mourão. Quem nasce ou mora no município é denominado de "camarguense". Pelo censo do IBGE realizado em 2010, são 5.109 habitantes na área urbana e 719 na zona rural. Na estimativa de 2020 a população cresceu para 5.983. Pertence a microrregião de Floraí, e integra a região metropolitana de Maringá. A cidade está às margens da PR-323 que liga Maringá até Cianorte e Umuarama.
Uma das características de Doutor Camargo é a quantidade de imagens religiosas colocadas pela cidade. A taxa de escolarização é de 98,6 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 237 entre os 399 municípios do Paraná. A rede coletora de esgoto atinge 57 por cento dos imóveis urbanos.
A origem do nome "Doutor Camargo", é uma homenagem prestada pela Companhia de Terras Norte do Paraná ao Doutor Antônio Cândido Camargo. Nascido em Campinas (SP), formou-se em medicina em Genebra (Suíça), anualmente, realizava excursões à caça de perdizes e macacos na mata virgem dessa região. Na bagagem muitos remédios. Ele atendia a população e distribuia os medicamentos. Doutor Camargo, morreu em 1947, aos 82 anos, durante uma caçada na localidade. Até 1964, foi distrito de Ivatuba.
A maior parte das ruas e avenidas da cidade faz homenagens a personagens da história do Brasil. Entre eles, Floriano Peixoto, Marechal Cândido Rondon, Duque de Caxias, General Carneiro e Almirante Tamandaré. Na área urbana de Doutor Camargo estão cadastrados cerca de 2.600 imóveis residenciais. A cidade tem 220 empresas comerciais e 30 consideradas como do setor industrial.
Doutor Camargo não tem agências da Caixa Economica Federal ou Banco do Brasil. Também não possui emissora de rádio. A principal atividade agrícola é o plantio da soja que ocupa 10 mil hectares. O milho é plantado em 9 mil hectares e o trigo tem área de 400 hectares. O rebanho bovino é estimado em 1.200 cabeças. Possui unidades da Cocamar e C.Vale.
O aniversário de Doutor Camargo é comemorado no dia 14 de dezembro. Geralmente os festejos acontecem na Praça Brasil e incluem shows, praça de alimentação e parque de diversões. Outras festas importantes é a do padroeiro realizada em junho e a do Porco no Rolete promovida pela APAE.
No esporte, o município de Doutor Camargo tem uma equipe de futsal na Série Bronze do Campeonato Paranaense. A casa do "Doutor Camargo Futsal" é o Ginásio Camargão, que tem capacidade para cerca de 1.000 espectadores. A cidade também promove corridas de rua na qual participam centenas de moradores.
A Praça Brasil, a principal da cidade, foi construída em uma rotatória. Recentemente um trecho da via que circundava essa rotatória foi fechado e transformado em calçadão aumentando o tamanho da praça. É uma das poucas praças do Paraná que dispõe de sanitários em ótimas condições (2021).
A rodoviária de Doutor Camargo ocupa toda uma quadra que tem o formato de um triângulo. A empresa que mais utiliza o terminal é o Expresso Maringá. O canteiro que aparece na foto, é para separar a Rua General Carneiro da área de embarque e desembarque de passageiros.
A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que idealizou Doutor Camargo, é a mesma que fez surgir cidades como Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama. A venda de lotes começou em 1951, como mais uma opção para o plantio de café. Em 1955 os cafezais foram dizimados por uma geada. O pessoal não desistiu e a partir de 1958 voltou a plantar café. O município se desenvolveu até 1975, quando mais uma vez a geada acabou com os cafezais. Isso fez a localidade perder moradores.
A Paróquia São Pedro pertence a Arquidiocese de Maringá.
[ voltar ]
|