Barbosa Ferraz: capital paranaense do crochê
A cidade de Barbosa Ferraz está localizada a 69 quilômetros de Campo Mourão, via Luiziana e 78 km, passando por Engenheiro Beltrão. O município tem 12 mil 656 moradores. Está na posição 153 entre os 399 municípios paranaenses. Em riqueza econômica, incluindo o PIB per capita, está em 373º. Cerca de 40 por cento da cidade tem rede de esgoto.
A movimentação de pessoas e veículos na cidade é maior que em muitas cidades do mesmo porte. Alguns comerciantes explicam que isso se deve a existência de pequenas propriedades no município e ao redor. Só em Barbosa Ferraz, são 909 propriedades rurais. Também é uma das poucas abaixo de 13 mil habitantes que ainda tem rodoviária.
A área onde hoje se localiza Barbosa Ferraz, foi comprada do Governo do Estado, em 1939, pelo engenheiro civil Joaquim Vicente de Castro (primeiro prefeito de Londrina). A venda dos lotes sob responsabilidade da Imobiliária Paraná, sediada em Londrina, começou em 1948. O nome do município é uma homenagem ao major Antônio Barbosa Ferraz Júnior, um dos colonizadores do norte do Paraná.
Dos 12 mil 653 habitantes de Barbosa Ferraz, 3.069 moram na área rural. Nos anos 60 ganhou fama nacional pela produção de menta. Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual, o distrito que pertencia a Campo Mourão foi elevado à categoria de município. A instalação oficial ocorreu no dia 15 de novembro de 1961. Na área rural existem cachoeiras como São Joaquim, Saltinho e Salto, além da bela capela do Bairro São Joaquim, a 3 quilômetros do centro.
Barbosa Ferraz é conhecida como capital paranaense do crochê e pela festa country que acontece no santuário Santa Rita de Cássia (veja especial sobre o Santuário logo abaixo). Um ramo de atividade bastante desenvolvido é o de confecções, inclusive com filiais de empresas de Cianorte. O município realiza a Expocrochê. A cidade tem fabricas de barbante, fiação e tecelagens.
Além do Santuário de Santa Rita, a cidade tem a igreja matriz Nossa Senhora das Graças (padroeira) que pertence a Diocese de Campo Mourão.
O prato típico de Barbosa Feraz é o "Porco Garantido", servido tradicionalmente em setembro. É bom lembrar que o aniversário do município é 25 de julho.
Para fazer caminhadas pela área central de Barbosa Ferraz é preciso estar na mais perfeita forma física.
As maiores áreas de agricultura são destinadas ao cultivo da soja e milho, porém tem uma produção diversificada com feijão, café, cana, bovinos, frango, maracujá, mel, leite e até melancia.
Embora tenha incentivado a indústria de confecções, o comércio e prestação de serviços ainda são os grandes geradores de empregos.
Barbosa Ferraz tem cerca de 4 mil residências na área urbana outras 700 na zona rural.
Barbosa Ferraz - Santuário de Santa Rita de Cássia
O Santuário Santa Rita de Cássia, está localizado em um dos pontos mais altos da cidade de Barbosa Ferraz. Pertence a Diocese de Campo Mourão. Foi elevado à paróquia em março de 1987, por decisão do falecido Bispo Dom Virgilio de Pauli. O primeiro padre foi o José Kalfhues. Administrou até janeiro de 1993.
A construção do templo atual começou em janeiro de 1993 sob o comando do padre José Donisetti Pitondo. No dia 22 de novembro de 1998, a paróquia era elevada a condição de Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, recém chegado para comandar a Diocese de Campo Mourão.
O templo é visitado diariamente e faz parte de roteiros religiosos como a Rota da Fé, Romaria da Terra. O Santuário também promove a grande Festa Country do município. No evento realizado anualmente, acontece um show de prêmios. A parte da frente (foto) foi construída vários anos após a edificação da primeira. Ou seja, teve a frente modificada após virar Santuário.
A igreja é dividida em duas grandes áreas. A mais moderna (foto), conta com espaço de celebração com cadeiras em forma de teatro. No mesmo espaço existe a gruta, um lago com peixes. Na época do Natal esse local recebe o presépio.
Na parte mais antiga do Santuário são celebradas as missas tradicionais. É bom salientar que o primeiro mosteiro da diocese de Campo Mourão está localizado no município de Barbosa Ferraz e foi fundado pelos padres Alfredo Rafael Belinato Barreto e Claudemir Afonso Caprioli. A Ordem Monástica chamada Oikokalos significa morada da beleza (do grego oikos, quer dizer casa, morada e kalos que significa belo, beleza).
O Santuário é administrado pelo padre Carlos César Candido que atuou no Santuário de Aparecida em Campo Mourão e na capela do Jardim Copacabana, hoje Paróquia do Perpétuo Socorro. Ele nasceu em Peabiru, em 1970, onde ainda residem seus pais. Foi ordenado em 2004.
"Nossa proposta é sempre ampliar o Santuário para acomodar os fiéis", disse o padre. Lembrou que Barbosa Ferraz é um município pequeno com poucos recursos, mas se destaca no cenário religioso do Paraná.