15/11/2020 - ASTORGA -

Astorga: cidade em forma de "V" por causa da 2ª Guerra



Astorga tem 26 mil e 11 habitantes. Está na posição 71 entre os municípios mais populosos do Paraná. Foi fundada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, a mesma que foi responsável por Londrina, Maringá e Cianorte. Até 1951 era distrito de Arapongas. Está localizada a 130 quilômetros de Campo Mourão.




Existem duas versões para o nome da cidade. Uma delas é que o engenheiro e agrimensor Wladimir Babkov, nascido na Rússia, funcionário da Companhia de Terras Norte do Paraná girou um globo terrestre e parou com o dedo sobre o nome Astorga, na Espanha. Outra versão seria uma homenagem ao General Ascoot, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, natural do Condado de Astorga na Inglaterra.




Astorga possui 4 agências bancárias. Entre elas a Caixa e Banco do Brasil. São 5 emissoras de rádio na cidade. O motivo de tantas rádios, é a proximidade com Maringá. A paróquia São Sebastião, também é Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A imagem da santa é praticamente do mesmo tamanho da existente no Santuário da Vila Urupês em Campo Mourão.




Na imagem acima, o interior da Igreja Matriz e Santuário de Astorga. Chama a atenção pela pintura. Na agricultura a soja lidera com 23 mil hectares. O milho ocupa 21 mil ha. Destaque ainda para a produção de frangos.




Uma das atrações em Astorga é a Praça Chitãozinho e Xororó. É uma homenagem a dupla de cantores que nasceu na cidade. Chitãozinho (1954) e Xororó (1957). A praça construída em 1991, tem um espelho dágua em formato de violão. O aniversário é comemorado em 14 de dezembro e abrange as festividades natalinas e de final de ano. Em setembro é realizada a Expo Astorga. O evento é promovido pela Sociedade Rural.




A área central de Astorga é em formato de triângulo. E tem uma razão. No dia em que estava sendo elaborada, em maio de 1945, saiu a notícia do fim da Segunda Guerra Mundial, e o triangulo em forma da letra "V" é referência a "Vitória" dos Aliados.




Astorga conta com campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que oferece educação profissional e tecnológica de forma gratuita. Entre os cursos estão balconista de farmácia, informática integradada ao ensino médio, curso técnico em desenvolvimento de sistemas.



[ voltar ]