|
Embora a entidade congregue a classe empresarial e tenha por missão principal atuar no sentido de promover o fortalecimento do setor, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) mantém diversos serviços gratuitos voltados ao atendimento da comunidade em geral. Entre as ações de responsabilidade social mantidas pela associação a mais conhecida é a Casa das Fraldas, mas diversos outros serviços permanentes visando o atendimento da população.
Um deles é o de preparação e encaminhamento de processo para a expedição de Carteira de Trabalho, oferecido desde novembro do ano passado. Em oito meses já foram realizados 1.346 atendimentos: 1.080 para expedição da primeira via da Carteira de Trabalho e 266 para expedição de segunda via. São beneficiados, sobretudo, os jovens que pretendem buscar o primeiro emprego. O serviço é oferecido pela Acicam através de parceria firmada com o Ministério do Trabalho e o Município. Atualmente, a greve no órgão federal vem atrasando a emissão das carteiras, feita pela representação existente em Maringá.
O atendimento aos interessados é feito pela Acicam no pavimento térreo do Centro Empresarial Cidade, de segunda a sexta-feira.
Aposentadorias
Outro serviço gratuito oferecido a comunidade é o de atendimento judiciário a pessoas carentes que necessitam ajuizar demanda em face do INSS (em causa de natureza previdenciária), bem como em causas de natureza cível de competência do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Campo Mourão. A ação é resultado de parceria que a Acicam mantém com a Justiça Federal e a Faculdade Integrado desde o final de 2008.
Ao longo dos primeiros sete meses deste ano foram realizados 446 atendimentos de pessoas em busca de aposentadoria. Foram protocolados 229 processos de pedido de aposentadoria, com o atendimento ainda de 217pedidos de informações. O serviço tem grande alcance social e econômico. Primeiro porque possibilita o acesso a aposentadoria a pessoas que tem direito ao benefício e que de outra forma teriam dificuldade de conseguir a aposentadoria. Por outro lado, as aposentadorias representam um expressivo volume de dinheiro injetado no Município todos os meses.
O atendimento a população para ingresso de processo de aposentadoria é feito na sede da Acicam (em uma sala localizada no pavimento térreo do Centro Empresarial Cidade), de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Apae
A Acicam mantém ainda parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Mourão, disponibilizando assessoria jurídica em casos de defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais.
|