16/9/2020 - NOVA TEBAS -

Era para ser uma colônia grega, mas..



Nova Tebas, é uma cidade localizada a 81 quilômetros de Campo Mourão (76 quilômetros pela rodovia CM/Pitanga e mais 5 km na via de acesso). Pelo censo de 2010, o município estava com 7.398 moradores, mas pela projeção do IBGE feita em 2020, tem 5.448. Ocupa a posição 232 no Paraná. Cerca de metade da população mora na área rural. O índice de escolaridade das crianças de 6 a 14 anos é de 97,5 por cento, figurando na posição 258 no Estado. Apenas 7 por cento da cidade conta com de rede de esgoto. Em tamanho territorial o município figura na posição 119 entre os 399 do Paraná.





O aniversário é comemorado no dia 8 de dezembro com a ExpoTebas e as festividades são realizadas no Parque de Exposições denominado de "Parque dos Arremates". Em junho acontece a celebração a São Pedro Apóstolo, com churrasco, missa, bingo e leilão de gado. A cidade tem um Lago Municipal, mas no começo de setembro (2020), quando estivemos lá o local estava fechado para restauração. Na área rural, em propriedades particulares, existem várias cachoeiras. A maior delas é a Cachoeira Da Anta, com 50 metros de altura.




Na área urbana Nova Tebas tem cerca de 1.600 imóveis residenciais. Outros 1.100 estão na área rural. São 160 empresas comerciais e de prestação de serviços e 7 definidas como industriais. Não tem agências da Caixa ou do Banco do Brasil. Conta com uma instituição bancária privada. Não tem emissoras de rádio.

Na agricultura destaque para a soja com área plantada de 8.500 hectares. Trigo 3.000 hectares. Feijão 1.050. Milho 1.800. O rebanho bovino é estimado em 62 mil cabeças. Em economia Nova Tebas figura na posição 342 do Paraná. A média salarial é de 1,9 minimos mensais. Entre as empresas instaladas no município estão a Coamo (desde 1986), Frango Caipira Sertanejo e uma fábrica de artefatos de concreto.




Um dos mais antigos moradores da cidade é o "Tuca", foto acima. Em 1989, ele trocou Maringá para ser servidor público em Nova Tebas. Hoje, ele está aposentado e mora em uma chácara próximo à cidade. Tuca diz que nunca pensou em deixar a localidade.

CURIOSIDADES - Assim, como "Tuca", os habitantes relatam fatos pitorescos em Nova Tebas. Um deles foi o pedaço de um satélite que caiu na localidade. Em 1988, uma bomba derrubou uma linha de transmissão da rede de energia elétrica de Furnas, afetando dezenas de cidades pelo Brasil.





A Avenida Brasília, a principal de Nova Tebas, chama a atenção pela diferença de altura entre as pistas. A cidade começou a surgir entre os anos de 1940 e 1950 com o nome de Três Barras. Em 1957, como distrito, passou a se chamar Bela Vista. Com a emancipação, aprovada em 8 de dezembro de 1987, o nome foi trocado por Nova Tebas. Embora, Tebas, seja uma cidade da Grécia, a única rua que faz homenagem ao País é a Rua Esparta em frente a igreja matriz, mas ficou uma dúvida. Esparta, uma cidade grega começa com a letra "E" e em Nova Tebas começa com "S".




O nome da cidade é sem dúvidas uma homenagem a Grécia. Isso porque, em 1961, um grego chamado Elias Papanastácio, comprou uma área de terras para o loteamento urbano, visando fundar uma cidade. Em homenagem a sua cidade Natal, Tebas, ele decidiu chamá-la de "Nova Tebas". O sonho dele era criar uma colonia de gregos, como ocorre em outros municípios com colonias alemãs e holandades. Mas não deu certo. A maior parte dos lotes foi vendida a moradores de São Paulo. Elias fixou sua casa próximo a atual igreja São Pedro Apóstolo. A Paróquia de Nova Tebas pertence a diocese de Guarapuava e foi criada em 1975.





[ voltar ]