Campo Mourão,
 
 
27/1/2020
TURVO
Turvo: de cada 10 habitantes, 6 ainda moram na área rural



A cidade de Turvo, cercada por grandes reservas de árvores, na região de Guarapuava, está localizada a 164 quilômetros de Campo Mourão. Até 2 de fevereiro de 1983 foi distrito de Guarapuava. O aniversário de fundação é no dia 12 de maio. A festa principal acontece em novembro com Olimpíada Rural e a Expoturvo, realizada no CTG Rincão do Pinhal. O município tem 13.811 habitantes, porém mais da metade, 8.785 residem na área rural. Está na posição 136 entre os 399 municípios mais populosos do Paraná.




Em Turvo, a alfabetização de crianças de 6 a 14 anos é de 97,5 por cento. Em PIB per capita é o 173º do Estado. Em tamanho territorial o município é o 44º.




É comum encontrar pinheiros no perímetro urbano de Turvo. É normal para quem mora lá, afinal Turvo possui uma das maiores reservas nativas de Pinheiro do Paraná (Araucaria Angustifolia).




Em 1897 foi fundado o povoado de Pitanga, e na época já existia uma estrada entre Pitanga a Guarapuava. A precária estradinha passava pelo local onde hoje está o território de Turvo. Os imigrantes eslavos, italianos e alemães preferiram ficar por ali por causa da madeira, e não nas colônias oferecidas pelo governo. Os pioneiros construíram a capela e a denominaram de Nossa Senhora Aparecida. O nome vem do Rio Turvo, que corta a cidade.




Na imagem acima está a Praça 31 de Outubro. A maior área plantada é com soja (15.700 ha) e depois o milho (2.370 ha). Destaques para o plantio de erva mate com 380 hectares, produção de leite e madeira em tora.




Na foto acima, a estação rodoviária. Turvo não tem agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A cidade conta com cerca de 2 mil imóveis residenciais e 163 empresas comerciais. Cincoenta e cinco indústrias de pequeno porte (a maioria utiliza madeira como matéria prima) estão instaladas no município. Lá tem Banda Municipal.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Turvo pertence a Diocese de Guarapuava.

No município está localizada a "Comunidade dos Morenos", uma área remanescente de Quilombo. Sempre em novembro, no Dia da Consciência Negra, a prefeitura realiza eventos especiais na localidade.

No município também existe uma Aldeia Indígena Kaigang.

Como é pequena a rede de esgoto, a prefeitura de Turvo tem 2 caminhões para fazer limpeza de fossas. O serviço é agendado pelo telefone.



voltar